Dois incêndios, duas vítimas mortais e cinco casas destruídas em menos de 24 horas

Dois incêndios, duas vítimas mortais e cinco casas destruídas em menos de 24 horas

Vitrina, 09.12.2025 – Duas crianças, com respetivamente sete e 13 anos de idade morreram carbonizadas num incêndio de grandes proporções, ocorrido na noite de segunda-feira em Água Bobô. Na residência de dois pisos, construída em alvenaria e em madeira, viviam a crianças junto com os pais, no piso superior, e alguns inquilinos, no piso inferior.

Com estes dois óbitos somam-se quatro vítimas mortais ocorridas nos últimos quatro meses em incêndios.

Recentemente uma criança de tenra idade morreu carbonizada em incêndio no bairro de Potó-Potó, seguindo-se uma senhora de pouco mais de 42 anos que também morreu carbonizada em outro incêndio nua residência em Atrás do Cemitério.

Curioso é que, quando preparávamos para fechar esta edição, quatro outras residências ardiam num outro incêndio, na localidade de Budo-Budo, resultando em avultados prejuízos materiais. Ou seja, dois incêndios e cinco casas queimadas em menos de 24 horas.

Testemunhos advogam várias causas para a ocorrência destes incêndios que já somam mais de uma dúzia em um ano e dezenas de casas destruídas. Uns culpam a Empresa de Água e Eletricidade, eventualmente, pelo vai-e-vem de energia elétrica, outros por falta de cuidado dos cidadãos no uso dos eletrodomésticos ou fogões a lenha ou a petróleo, outros ainda por negligência ao deitar ao chão uma beata de cigarro ou qualquer outro objeto incendiário.

A verdade é que estão a perder-se muitas vidas, famílias estão a ficar desabrigadas e crianças sem poder continuar a estudar por perderem tudo durante o incêndio.

As câmaras distritais não dão apoio substancial aos desalojados alegando dificuldade orçamental e o governo muito menos.

Os Serviços Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, são muitas vezes rotulados por chegada tardia ao local do sinistro, mas a verdade também é que os próprios cidadãos têm culpa no cartório por construírem sem deixar vias de acesso para viaturas dos bombeiros.

M.B.

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado

Notícias relacionadas

Siga-nos aqui

Principais categorias

Comentários recentes

Aceite os cookies para obter um melhor desempenho