Vitrina, 07.12.2025 – Uma delegação são-tomense chefiada pelo presidente da república inicia no dia 09 deste mês, uma visita de alguns dias a Turquemenistão onde participará nas atividades alusivas ao Ano Internacional da Paz e da Confiança, (uma espécie do Dia da Unidade Nacional), a convite das autoridades locais.
Carlos Vila Nova que integra o ministro da Saúde, Celso Matos, na sua delegação, participará numa sessão solene na Assembleia da República daquele país, onde fará uma intervenção.
Além disso, e no âmbito dessas atividades para assinalar do Dia da Unidade Nacional, o chefe de estado são-tomense terá “a honra” de entregar o título de Doutor Honoris Causa a vice-presidente da república, “algo que me enche não só de orgulho e de honra”.
Carlos Vila nova que deve regressar ao país no dia 14, considerou que o Turquemenistão é “um país com o qual nós temos trabalhado há alguns meses atrás na criação de uma relação de cooperação e diplomática”.
Recorde-se que o presidente são-tomense já visitou o Turquemenistão este ano, durante a qual teve vários encontros de trabalho e desenvolveu uma agenda de cooperação que prioriza sobretudo os setores sociais.
“Far-me-ei acompanhar do ministro da saúde para, em representação do governo, e com mandato e poderes para tal, assinar já um acordo no âmbito geral para depois definirmos áreas de cooperação” mais concretas no domínio da saúde, disse o governante.
Carlos Vila Nova justifica porque razão elegeu a saúde para impulsionar a cooperação com o Turquemenistão.
“Nós incidimos muito no setor social. É onde temos grandes carências e onde o Turquemenistão pode vir em apoio”, defendeu, sublinhando “grandes momentos de cooperação” que se perspetiva na cooperação com este país, “para que nós possamos dar alguma importância, ação e atenção a esse setor”.
M. Barros