Vitrina, 15.12.2025 – São Tomé e Príncipe e Turquemenistão assinaram um protocolo para o estabelecimento das relações diplomático entre os dois países, anunciou o presidente da república, no regresso de uma visita de trabalho aquele país, no final da tarde de sábado.
O protocolo é de cumprimento “imediato”, considerando Carlos Vila Nova que “agora é nós trabalharmos.
“A primeira vez que eu estive lá foi em agosto e em menos de seis meses nós conseguimos assinar um protocolo para estabelecermos relações diplomáticas. Como vê, quando nós queremos trabalhar e há correspondência, as coisas acontecem”, disse o governante.
Carlos Vila Nova que falava a jornalistas no aeroporto de São Tomé, referiu-se a “vários pontos altos” durante a sua visita a Turquemenistão, sublinhando que nos próximos meses uma delegação deste país deverá visitar São Tomé e Príncipe para conhecer o país, e nessa altura “nós equacionarmos as áreas de cooperação a serem definidas”.
O documento foi assinado pelo ministro da saúde, Celso Matos, com o mandato do governo
O chefe de Estado são-tomense deslocou-se a Turquemenistão a convite das autoridades locais para participar na celebração do Dia da Unidade Nacional. Mais de 50 delegações entre os quais 11 chefes de estados participaram no evento onde São Tomé e Príncipe era único país africano representado ao nível de chefe de estado.
“Eu acho que a São Tomé e Príncipe foi dada uma importância bastante grande, isso faz parte de um trabalho que vem sendo feito, para que nós possamos alargar o leque de países com os quais abrimos novas frentes de cooperação”.
A. Leitão